Foi muito bom (parte 1)
No princípio…
Havia muitas incertezas, pessoas contrárias a junção das duas Organizações, dúvidas se dariam certo, espaços ainda indefinidos e muita, muita ansiedade. Mas, o Espírito de Deus pairava sobre aquele lugar: a Igreja Batista da Capunga e o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB).
Primeiro dia
As atividades do 39º Congresso da Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB) iniciaram no dia 17 de janeiro às 9 horas. Logo pela manhã, músicos e pastores, AMBB e a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), estavam juntos para um momento devocional. Após as palavras introdutórias dos presidentes, pastor José Maria de Souza pela OPBB, e o ministro Samuel Vieira Barros pela AMBB, os presentes puderam entoar as canções “Até que Ele Venha” de Alexandre Magnani e “Medley – a voz, o olhar e o toque de Jesus”, arranjo de Samuel Barros.
A mensagem da manhã foi proferida pelo Pr. Doronézio Pedro de Andrade (ES) sobre o tema: “Aprovados nos relacionamentos” – João 4. 4 a 26. Ao final da mensagem o plenário entoou a canção “O Amor de Deus” de Raquel Novais, seguido de um momento de oração quando pastores oraram pelos músicos presentes e vice-versa. Foi um lindo momento de comunhão e oração.
Em um último momento juntos pela manhã, músicos e pastores ouviram a palavra do presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), pastor Hilquias Paim (PR). Após esta palavra, os músicos seguiram para o momento de prática musical: a) Prática Coral com Dr. Alcingstone Cunha (EUA) e Keila Guimarães (PE); b) Prática de Orquestra com a maestrina Priscila Bomfim; c) Prática de Banda com o ministro Leo Gomes (ES).
As atividades da tarde iniciaram às 14h30 com um painel sobre formação de equipe e mentoria com o Pr. Paulo Davi e Silva (PR), seguido do retorno às práticas musicais até o final da tarde(17h30).
As noites do Congresso da AMBB são sempre esperadas com grande expectativa pelos participantes e pela comunidade em geral. A primeira noite do Congresso em Recife (PE) juntou OPBB, AMBB e a Associação de Esposas de Pastores Batistas do Brasil (AEPBB), esta que também completou 40 anos de organização.
A celebração da noite iniciou com o prelúdio ao piano executado pelo ministro Marcus Vinícius Vianna (GO) tocando um belíssimo arranjo do hino “Ao Deus de Abrão Louvai”. Seguiu-se para as palavras dos presidentes da OPBB e AMBB.
No momento de louvor foi possível ouvir os primeiros resultados das práticas de banda e orquestra quando executaram arranjos de Leo Gomes para as canções “Videira” e “Já Refulge a Glória Eterna de Jesus”.
A representação denominacional desta 3ª sessão ficou sob a responsabilidade da União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) que contou com a palavra de sua atual presidente, irmã Cássia Virgínia Guimarães Cavalcanti (PE) e da diretora executiva da organização, a irmão Marli de Fátima Pereira da Silva Gonzales (RJ).
A preparação para a mensagem da noite foi feita com a execução da música “Oferta de Amor”, arranjo de Leo Gomes. Em seguida, o pregador da noite, Pr. Rainerson Israel (RJ) trouxe a mensagem intitulada “Aprovados na família”, baseado no texto de 1 Timóteo 3.1-7. Após a mensagem, a irmã Iraci Leite (PE), presidente da AEPBB saudou todos os presentes, agradeceu a Deus pelos 40 anos da organização e convidou todas as esposas de pastores presentes para irem à frente e entoar o hino oficial da organização. A OPBB homenageou os pastores que completaram 50 anos de ministério pastoral.
A primeira noite do Congresso encerrou com a apresentação do Coro Sinfônico da Faculdade STBNB que executou 5 peças sob a regência da maestrina Abinaésia Souza.
… e foi a manhã, a tarde e a noite do primeiro dia.
Segundo dia
Às 9 horas os trabalhos foram iniciados com um tempo inspirativo em conjunto com as duas organizações. A oração inicial foi proferida pelo pastor Miguel que completou 64 anos de ordenação ministerial. Em seguida os presidentes das organizações saudaram a todos os presentes. Sob a liderança musical do ministro Samuel Vieira Barros (PR) foram entoados os louvores: “Te agradeço” de Ana Paula Valadão e “Ao Deus de Amor e de Imensa Bondade” número 32 do Hinário para o Culto Cristão (HCC).
A mensagem da manhã foi proferida pelo pastor Paulo Davi e Silva, pastor de adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR), que apresentou o tema “Aprovados no Ministério”, baseado no texto de 1 Coríntios 4.1 a 5. No momento de consagração foi entoada a canção “Espinhos” de Paulo Cesar, seguido de um tempo de oração e confissão. Após o momento devocional em conjunto, os músicos batistas seguiram para as práticas musicais: coral, orquestra e banda.
Após o intervalo para o almoço, às 16h30 foi realizada a assembleia ordinária da AMBB que contou com a seguinte pauta: a) relatório da comissão de assuntos especiais; b) relatório da comissão de indicação; c) relatório da presidência. Nenhum assunto especial foi apresentado a comissão. A comissão de indicação apresentou os seguintes nomes para compor o conselho da AMBB para os próximos 3 anos: Armindo de Araújo Ferreira (PE), Breno Tomazinho (PR) e Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira de Santana (BA); como suplentes pelo período de 1 ano foram apresentados os nomes de: Angela Cristina Gomes da Silva (PR) e Francisca Maria Ribeiro Frota (CE). Todos os nomes foram aprovados por unanimidade. O relatório da presidência também foi aprovado por unanimidade.
Às 17h30, os 170 inscritos no congresso retornaram para o último ensaio antes da programação da noite que contou com a participação da orquestra e banda AMBB, fruto das práticas realizadas durante o dia, e o coral do congresso que apresentou oito canções.
Em comemoração aos 40 anos da AMBB, os presentes puderam assistir a um breve documentário sobre a história da AMBB através do testemunho de alguns dos seus presidentes durante este tempo. Logo após, foi entregue um certificado aos integrantes das diretorias passadas que não puderam comparecer ao culto de gratidão que fora realizado no dia 15 de outubro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Esta foi uma forma de agradecer o valioso trabalho voluntário prestado a AMBB.
Nesta noite de encerramento aconteceu também mais uma edição do prêmio Arthur Lakschevitz. A comissão eleita premiou: a) Categoria In Memoriam: Jael Sant’anna da Silva (RJ); b) Categoria Músico Estrangeiro: Priscila Bomfim (Portugal); c) Categoria Amigo dos Músicos: pastor Joésio Gomes de Oliveira (PE); d) Categoria Músico Brasileiro: Jorge Luiz Monteiro Arruda (PE).
Agradecemos a Igreja Batista da Capunga, na pessoa de seu pastor presidente, Pr. Marcos Gaudard Correa, pela maravilhosa acolhida nestes dias de congresso; assim como ao Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, na pessoa do seu Diretor, Dr. Lyncoln Araújo. Nossa gratidão também ao Pr. Daniel Ventura pela parceria abençoadora com a OPBB. Aos nossos preletores: Alcingstone Cunha, Keila Guimarães, Priscila Bomfim e Leo Gomes, o nosso muito obrigado. Gratos somos por todos os músicos recifenses que se fizeram presentes e nos apoiaram neste congresso, assim como a Associação dos Músicos Batistas do Estado de Pernambuco (AMBEPE), na pessoa de seu presidente, George Luiz Albuquerque Brandão, que nos apoiou em todas as fases deste evento.
Obrigado músicos batistas do Brasil para acreditarem na AMBB, e espero encontrar todos novamente em Foz do Iguaçu para o nosso quadragésimo congresso que acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024.