Todos às vezes que alguém se interessa em fazer parte da AMBB, uma pergunta inevitável é feita à Diretoria ou aos membros do Conselho Administrativo: Quais os benefícios para os sócios? O que eu ganho ao me associar? Se você quer saber a resposta a estas perguntas, te convido a ler este texto até o final e, juntos, refletirmos pontos importantes para qualquer músico que milita no ministério das igrejas filiadas a CBB.
INTRODUÇÃO
Sócio é aquele que paga uma certa quantia para obter benefícios e desfrutar de uma certa estrutura. Tem pouco ou nenhum compromisso com os processos internos ou o alcance dos objetivos traçados. Esta nomenclatura é utilizada pela AMBB devido o caráter legal que possuímos, como pessoal jurídica sem fins lucrativos, legalizada e regida por um estatuto que confere este nome aos seus participantes. Mas a relação entre a organização e seus integrantes não precisa ser assim; pode ser muito mais significativa.
Como uma organização cristã e batista, precisamos ir além da nomenclatura estatutária para poder encanar um princípio fundamental da fé cristã: a cooperação. Este princípio, mesmo que em baixa na atualidade, é fundamental para que qualquer organização denominacional funcione, viva e cumpra a sua missão. Cooperamos porque temos uma missão em comum, e assim, oramos juntos, ofertamos juntos, construímos juntos e seguimos trabalhando para o cumprimento da nossa missão definida no artigo 2º do nosso estatuto.
Existem pelo menos três formas de cooperação vivenciadas pela AMBB, são elas: Cooperação com a Convenção Batista Brasileira (CBB); cooperação direta com as igrejas filiadas a CBB; e cooperação direta com os músicos batistas, como é possível ver a seguir.
A AMBB, através do seu presidente ou do seu representante legal, compõe o Conselho Geral na Convenção Batista Brasileira que, três vezes ao ano, se reúne para avaliação e planejamento denominacional. Esta é uma grande oportunidade dada aos músicos batistas para participar das decisões denominacionais, propondo novas ações e estratégias e contribuindo com a manutenção da filosofia musical batista no âmbito denominacional. É um privilégio e uma grande responsabilidade!
Todo o custo para participar das reuniões do conselho NÃO é financiado pela AMBB nem pela CBB. O presidente, ou seu representante legal, precisa arcar com todo o custo para poder representar os músicos batistas nas atividades denominacionais. É um ministério que conta com o apoio da igreja local e de parceiros.
A AMBB também coopera com a CBB liderando a música nas assembleias anuais. São dezenas de músicos batistas envolvidos no planejamento e na execução dos devocionais das sessões. Tudo feito com todo zelo para Glorificar a Deus e inspirar os mensageiros na adoração sincera e verdadeira ao nome de Jesus. Este trabalho é reconhecido pela liderança denominacional que, anualmente, tem agradecido pelos momentos inspirativos proporcionados pela AMBB.
A AMBB coopera também com as igrejas quando oferece orientação quanto a: sucessão ministerial; implantação de um ministério de música; administração do ministério e situações que envolvem questões éticas tanto de líderes como de liderados. Pastores, ministros, diretores e líderes leigos têm na AMBB o apoio necessário para o bom desenvolvimento do ministério na igreja local.
Vale a pena destacar que a AMBB não é um sindicado de classe nem uma ordem de músicos que tenha a finalidade de regular o ministério musical das igrejas. Aqueles que integram a associação o fazem por livre e espontânea vontade e se comprometem a cooperar com o cumprimento da missão definida em estatuto. Por isto, a AMBB não tem gerência nos processos definidos pelas comunidades locais, haja visto serem elas autônomas. O papel da AMBB é auxiliar as igrejas locais com orientações e conselhos, a fim de que o ministério de música seja forte e frutífero.
Os músicos batistas do Brasil podem contar com a AMBB no atendimento as suas necessidades de capacitação e de produção musical. A seguir podem ser observadas algumas ações já disponíveis em nosso portifólio:
Eventos – Anualmente são organizados dois eventos distintos para comunhão e capacitação ministerial. A) Congresso – realizado 2 dias antes do início da Assembleia da CBB; voltado para músicos em geral, líderes ou não; ênfase na celebração e na capacitação através de cultos e oficinas de treinamento. Uma excelente oportunidade para aquisição de novas publicações. B) Encontro – realizado mais na metade no ano; voltado para a liderança musical das igrejas; ênfase na comunhão, pastoreio e capacitação de liderança. Uma oportunidade de alinhamento de visão e cuidado mútuo.
Site – O site da AMBB www.ambb.org.br é o portal oficial de notícias, convocações e informações da associação. Nele é possível também acompanhar a anuidade, podendo realizar a renovação anual, e ter acesso a um acervo exclusivo de partituras das mais diversas.
Parceiros – No site também é possível conhecer os parceiros da AMBB e quais benefícios eles oferecem para os sócios cooperadores. Atualmente os parceiros da AMBB são: Nelles Music, Glória Music, Letra Sonoro e Compromisso Adoração Produções.
Youtube – Mais recentemente a AMBB tem investido na ampliação do seu canal no Youtube com produções exclusivas dos mais diversos temas e formatos. São palestras, clips musicais e dicas oferecidas pelos mais diversos colaboradores. Você pode conferir tudo em https://www.youtube.com/associacaodemusicosbatistasdobrasil
Redes Sociais – A AMBB está mais perto de você através do Facebook e no Instagram. Basta procurar por @ambboficial para ficar por dentro de todas as notícias e novidades de forma mais rápida.
Grupos de WhatsApp e Telegram – Eles são amados por alguns e detestado por outros, mas os grupos de mensagem na AMBB são uma ótima ferramenta para compartilhamento de notícias e material. São mais de 500 participantes, sócios e não sócios, todos colaboradores, que, diariamente, movimentam os grupos.
Prestes a completar 40 anos de organização, a AMBB segue no desafio de ser uma associação relevante para os músicos batistas, igrejas e para a convenção. Isto só será possível com dedicação e cooperação de todos os envolvidos.
CONTAMOS COM VOCÊ! VEM PRA AMBB!